Como descolorir e pintar o cabelo

  Beleza

Aprenda como descolorir e pintar o cabelo com Anilina

Como descolorir e pintar o cabelo
Como descolorir e pintar o cabelo:
 Composição Anilina: Tem tanto risco ou até menos que uma tinta dermatologicamente testada, pois é feita com corantes naturais, que fazem lembrar a henna, então podemos ficar aliviados quanto a riscos de câncer por exemplo. Anilina não faz mal a saúde. A única coisa que ressalto seria o risco de alergia, mas somente para pessoas que tem facilidade de ter alergia. Por isso faça um teste antes de aplicar no cabelo: Passe um pouco do creme já misturado com anilina no pulso e espere 20 min, se não der nenhum problema, pode passar a mistura sem medo.Processo da Tintura:

Antes de tingir PRECISA descolorir: Pra usar anilina não precisa descolorir o cabelo até quase ficar branco. Mas na verdade, isso varia de cabelo para cabelo, porém se você for passar a anilina no cabelo “amarelo-ovo” nunca vai conseguir o resultado tão bom quanto se ele fosse um loiro mais claro. Mas como já foi dito: VARIA de acordo com o cabelo.

Evite usar água oxigenada de 40 volumes, pois o resultado é quase o mesmo da de 30 volumes, porém resseca 1000x mais! E também não precisa fazer uma hora com ela no cabelo, você deve ficar 30 minutos (se clarear o suficiente antes desses 30 min, é bom ser retirado antes). Caso seu cabelo não atinja o tom necessário para pintar, hidrate ele bastante, espere pelo menos uma semana, e aplique novamente o descolorante.

É muito importante não ser “econômico” na hora de comprar o que você precisa, pois você nunca vai conseguir uma descoloração perfeita se o seu cabelo for comprido e você comprar 1 tubo de água oxigenada e 1 embalagem de descolorante não ira cobrir o cabelo inteiro e pode ficar manchado, logo é sempre bom comprar um pouco a mais do que precisa. Se você puder fazer esse processo em um salão, é melhor, mas se você for fazer tudo em casa mesmo, pelo menos peça para um amigo te ajudar, pois de jeito nenhum que você vai ter a visão que a pessoa terá de sua nuca!

Queimação: Muita gente diz que descolorir o cabelo “dói” e sente a cabeça queimar durante a descoloração, sabe porquê? Porque essa pessoa passou a água oxigenada até o couro. O ideal pra não coçar nem irritar é você não chegar ate o final da raiz (por isso peça para alguém te ajudar), você precisa sim manter certa distância da sua cabeça e a água oxigenada.”Mas fazendo assim eu ainda vejo um pouquinho da cor natural do meu cabelo na raiz”. Resposta: Mas pelo menos desse jeito não te machuca e você não corre o risco de ficar careca.

Quem tiver cabelos cacheados, lembre-se que a descoloração altera a composição dos fios, e você pode perder seu cabelinhos enrolado se não cuidar muito bem dele! Isso ocorre também com os cabelos lisos. Tem que cuidar, sempre!

DESCOLORIR E PROGRESSIVA: Lembre-se de que se você tiver química, relaxamento, alisamento, permanente… NUNCA faça descoloração em casa. E nos casos de escova progressiva ou definitiva, o ideal é perguntar para o seu cabeleireiro se é possível descolorir o cabelo todo. O melhor pra essa situação seria somente mechas coloridas, ao invés do cabelo todo.. é melhor que nada ne?

É bom lembrar também que, quando você descolore o cabelo você perde a química que foi feita nele, então nunca gaste 200 reais no salão pra chegar em casa e descolorir ok?

Depois que o seu cabelo já estiver descolorido e pintando (com anilina ou não) ai você pode fazer a química.

Como descolorir e pintar o cabelo Como descolorir e pintar o cabelo Como descolorir e pintar o cabelo
como descolorir e pintar o cabelo

Descolorindo o cabelo

Para descolorir o cabelo ele tem que estar SUJO pelo menos durante 2 dias, mas se você aguentar deixar o cabelo sem lavar durante uma semana, melhor ainda! E a água oxigenada deve ser aplicado com o cabelo SECO.

Se você tiver um cabelo curto igual de homem, você vai usar tranquilamente 1 pacote de descolorante e 1 tubo de água oxigenada.

Se ele for nos ombros, você já pode comprar 2 pacotes de descolorante e 2 tubos de água oxigenada e por ai vai.

Você encontra água oxigenada e descolorante em qualquer farmácia ou perfumaria. Os preços são a partir de R$ 4,00 (Pó descolorante) e R$ 0,50 (Água oxigenada.) Mas sempre use produtos de qualidade (Indico a marca Liss Care)

É importante lembrar que para tirar o amarelado da descoloração, é bom comprar pó descolorante AZUL.

Caso você nunca tenha visto um pó descolorante assim, é só procurar qualquer pó descolorante que tenha escrito “PÓ AZUL” na capa.

Você tem que saber que a parte chamada “quente” do cabelo, se localiza acima da testa, ou seja, no alto da sua cabeça. Se chama parte quente porque é a raíz do cabelo, onde tem circulação sanguínea, poros, suor… Sendo assim, a descoloração nessa parte será mais rápida do que nas pontas dos cabelos. Então, obrigatoriamente, comece descolorindo as pontas, e depois de + ou – 15 minutos após ter terminado de fazer as pontas, passe pro meio e raíz dos cabelos, começando pela NUCA, na parte de baixo. Se você fizer exatamente isso, sua descoloração ficará PERFEITA, principalmente se existir TINTA no seu cabelo, com excessão de tinta PRETA.

Se o seu cabelo estiver pintado de PRETO com amônia, DESISTA de tentar descolorir em casa, é IMPOSSÍVEL arrancar o preto sem estragar sem ajuda profissional.

Observação: A água oxigenada deve ser cremosa.

Como descolorir e pintar o cabelo
Como descolorir e pintar o cabelo

Passo-a-passo:

Pra poder seguir esse passo a passo, utilize:

-Piranhas;

-Clipes;

-1 pente de cabo fino e;

-1 pincel de tintura.

LEMBRE-SE! Sempre pedir ajuda a alguém, pelo menos na hora de fazer a descoloração na parte de trás da cabeça… e ainda peça pra pessoa passar BASTANTE descolorante em cada mecha, sem economizar. Preste atenção na descoloração, ás vezes parece estar branco já, mas não se engane, pois o creme da mistura descolorante + água oxigenada, fica branco, e “engana”. Pra saber a cor que realmente está o seu cabelo, use a ponta fina do pente “raspando” uma mexa do cabelo pra retirar o produto… Vai aparecer a cor q esta por baixo da mistura, que é realmente a cor que você tem que seguir. Faça isso ate chegar na cor que você quer. Deixe a mistura no cabelo no máximo 40 minutos! Depois disso a mistura perde o efeito de descoloração, porém, vai continuar danificando seu cabelo. Mais tempo no cabelo não significa mais descoloração ok? Se quiser descolorir mais, faça uma segunda descoloração.

Dica: Se quiser uma descoloração mais eficiente, ou se seu objetivo é deixar bem claro, adicione na mistura de descolorante uma colher de café de anilina violeta. Isso irá quebrar o amarelado do seu cabelo. Mas cuidado! Não coloque demais, ou sairá com o cabelo roxo da descoloração! É bem fácil e não tem erro, só adicionar, misturar e passar no cabelo!

Tabela de Cores:

Cor que você deseja | Tom da descoloração prévia

Vermelho – Loiro claro

Vermelho vinho – Loiro claro/alaranjado

Rosa – Loiro muito claro

Rosa bebê – Loiro extra claro

Magenta – Loiro claro

Laranja – Loiro claro

Roxo – Loiro claro

Liláz – Loiro muito/extra claro

Verde – Loiro bem claro

Azul Royal – Loiro muito claro

Azul Marinho – Loiro claro

Azul Turquesa – Loiro muito/extra claro

Amarelo – Loiro muito claro

Amarelo Limão – Loiro muito/extra claro

OBSERVAÇÃO: Essa tabela está certa sim, mas há casos em que não se segue isso. Há alguns tipos de cabelo que o roxo pega em cima do vermelho, ou o azul pega em cima de um laranja. Se você conhece seu cabelo, e tem certeza que um roxo, por exemplo, irá pegar em cima de um loiro claro, não precisa seguir essa tabela. Mas se você não conhece, ou não tem certeza… é melhor seguir porque ela contem o que seria o ideal para um bom resultado.

– Retire o descolorante com água morna, para amolecê-lo mais fácil, lave com shampoo neutro e condicionador, ambos sem pigmentos, de preferência. Seque com um secador, e aplique a anilina logo em seguida.

Preparando a anilina:

Você vai usar:

– 1 pote fundo de plástico (Podem ser potes vazios de creme de tratamento);

– 1 colher

– 1 creme de hidratação BRANCO e consistente.

– A(s) anilina(s) que você escolheu para pintar.

– Água morna (para diluir) PARA DILUIR A ANILINA

Não é obrigatório, mas é aconselhável para marinheiros de primeira viagem.

Jogue uma tampinha de garrafa pet de água quente ou morna em um pote plástico, e misture com a anilina, misture bem para não ficar nenhuma pedrinha. E vá aos poucos misturando esse liquido com o creme.

A quantidade de creme é a mesma que você costuma usar numa hidratação, e essa quantidade varia de pessoa para pessoa.

Mais uma vez, não economize! E você pode pintar com os cabelos úmidos ou secos, mas o ideal é fazer com os cabelos secos, para durar mais.

ATENÇÃO: Quantidade de anilina: Não existe uma fórmula mágica pra colocar a quantidade. Como o creme é branco, a cor que o creme ficar, vai ser a cor que vai ficar o seu cabelo. Então o ideal é você ir colocando colherzinha por colherzinha até ficar a cor que você deseja. Há casos que é bom deixar a anilina um pouco mais forte, como o vermelho pra ele ficar bem vivo.

Tempo: Você pode ficar uma hora com a anilina no cabelo, como pode ficar o dia inteiro. Mas é claro que quanto mais tempo ele ficar, melhor será o resultado, mas não precisa exagerar geralmente uma hora é o ideal.

Tabela de misturas no álbum: ” Tabela de cores”

 

Atomic Pink – Gerânio

Eletric Blue – Azul Pavão + Violeta

Cherry Bomb – Rosa + Vermelho

Cupcake Pink – Gerânio + Violeta (em poucas quantidades e + gerânio)

Deep Purple – Violeta

Fishbowl – Esmeralda + Celeste

Iguana Green – Celeste + Amarelo

Joyride – Gerânio + Violeta (em poucas quantidades e + violeta)

Limelight – Esmeralda + Amarelo

Napalm Orange – Vermelhão + Laranja

Blood Red – Vermelho + Vinho Mogno

Nuclear Red – Vermelho + Rosa + Vinho Mogno

Pimpin Purple – Gerânio + Violeta (em médias quantidades)

Virgin Rose – Gerânio + Vinho Mogno + Violeta

Sonic Green – Celeste + Verde

Wild Flower – Azul Pavão + Violeta

Não precisa lavar o cabelo duas, três vezes ok?

Se quiser um tom mais claro do que o creme, deixe menos tempo o creme na cabeça.

Procure tirar a cabeça debaixo d’água quando a água do seu cabelo estiver saindo transparente ou quase transparente. Lembre-se que se você colocar muita anilina no creme, o cabelo ficará com aspecto ressecado e você sairá manchando roupas e travesseiros por aí.
Desembarace o cabelo, passe seu creme pra não armar, faça sua chapinha ou escova e pronto, mas lembre-se que vai ser preciso DOBRAR os cuidados, pois a descoloração fragiliza os fios, não a anilina, então sempre hidrate, cauterize e reconstrua após este processo, toda a semana se possível.

Se quiser uma cor mais forte, misture a anilina com água morna e passe direto nos cabelos com um pincel e não enxágüe! (Não precisa adicionar creme, só água e anilina passados com um pincel) Mas cuidado, não coloque muita anilina para não manchar toda a casa.

ESSAS CORES COSTUMAM ENGANAR!

Azul = tende a ficar verde!

Verde = tende a ficar amarelo!

Vermelho = quando a pessoa aplica POUCO, tende a ficar LARANJA ou ROSA!

Roxo/violeta = tende a ficar “cor d burro quando foge”

Para o azul ficar realmente azul.. Use a anilina AZUL CELESTE (Não azul pavão, ok?) Bem concentrada!(1 colher) se quiser adicione um pouquinho de anilina violeta para não correr o risco de ficar verde.

Para o roxo ficar realmente roxo.. deixe o cabelo bem descolorido. Se quiser roxo mais escuro adicione um pouco de azul na mistura.

Toques/macetes/dúvidas

 

A anilina que estamos citando é a de MADEIRA, em PÓ. Não compre anilinas para tecido, para roupa, para bolo, a óleo, líquida, floral. É SEMPRE anilina para madeira em pó, sempre, entendeu? Não pode ser outra se não, NÃO PEGA!A marca mais conhecida é a anilina Ortoquímica. Custa em média R$4,00. Você encontra anilina em papelarias e casas de material para construção.

Se você for pintar de rosa e vermelho, lembre-se que são as cores mais difíceis de sair. Mesmo se você passar outra cor por cima, quando ela desbotar, o rosa/vermelho vai continuar lá intacto. O único jeito de tirar essas cores é com Soap Cap e descoloração.

Shampoo anti-resíduos não tira a anilina dos cabelos, apenas ajuda a desbotar. Para retirar completamente, só com soap cap e descoloração.

Você pode lavar o cabelo normalmente depois de passar anilina, todos os dias, se quiser.

Quando seu cabelo já estiver desbotado e você quiser só retocar, somente prepare a mistura de creme + anilina e passe no cabelo como explicado. Se você quiser retocar a raiz também, passe descolorante só na raiz, lave, e depois passe o creme com anilina.

Vamos deixar aqui bem claro que não somos videntes. VOCÊ tem que conhecer o seu cabelo. Ninguém aqui pode saber exatamente as quantidades de anilina que você vai usar.. ninguém pode afirmar se vai ficar um tom mais escuro ou um tom mais claro. Não dá pra falar:

Olha, coloque 785 grãozinhos de anilina, dilua em 2,5ml de álcool, que com essa cor que vc tá de base no cabelo, mais essa quantidade de grãozinhos vai ficar um eletric blue perfeito . Cada cabelo reage de uma forma diferente… fazer uma pergunta dessas é pedir pra não ter resposta. Se seu cabelo for mais poroso vai absorver mais a tinta… Cada um tem que ver como seu cabelo reage. A única coisa certa é: se você colocar menos ficará mais claro, se colocar mais ficará mais escuro. Mas o tom certo só você pode saber. Como?

Teste de mecha. Só assim você conhece as quantidades certas e os tons certos que vão ficar. Nós podemos dar uma prévia de como vai ficar como no tópico de tabela de cores… mas o tom exato só experimentando e fazendo teste de mecha.

A anilina não danifica os cabelos. O que danifica os cabelos é a DESCOLORAÇÃO. Quem tem verdadeiro PAVOR de descolorir os cabelos, tem uma idéia totalmente ultrapassada do processo. Quem descolore os cabelos, precisa cuidar deles depois. E a anilina é um corante natural, que lembra a HENNA, tintura inventada pelos índios, e usada até hoje. Não resseca os cabelos, não estraga e não dá câncer. A única coisa que vc deve fazer, é um teste, pegando o creme e colocando um pouco no anti-braço por exemplo, que é uma região delicada, pra saber se vc vai ter alergia ao produto.

Se ficar uma cor muito escura, é porque você não descoloriu direito, ou colocou muita anilina.

O creme tem que ser branco SIM, isso facilita para você na hora de misturar a anilina no creme. Vc vai ver exatamente a cor que ficou o creme.

Se você for pintar de duas cores diferentes, você OBRIGATORIAMENTE deve lava-las separadamente para uma não manchar a outra.

Não faça mexas usando anilina se o seu cabelo for LOIRO, pois isso ficará bonito só no dia, depois quando você lavar, a anilina vai despregando da mecha e grudando nas partes loiras do seu cabelo, deixando-o MANCHADO.

Exemplo: Vc tem um cabelo loiro e faz mexar pink com anilina… quando você for lavar, as partes loiras do seu cabelo ficarão rosa mais claro ou salmão bem desbotado.

Então, só faça mechas com anilina se o fundo do seu cabelo for ESCURO, tipo castanho escuro com mechas azuis. Assim não tem erro!

Não fique com medo de usar chapinha, secador, baby liss nem nada disso! Você pode fazer tudo isso normalmente, contanto que hidrate os cabelos devidamente!

A anilina PEGA em cabelo virgens naturalmente claros, porem, nao com tanta intensidade, como num cabelo descolorido, pois no cabelo descolorido, os poros estão mais abertos e a fixação da anilina é mais fácil. Anilina não pega em cabelos virgens naturalmente escuros.

Anilina tambem PEGA em cabelos pintados, mas so com cores “aproximadas” como por exemplo: Uma ruiva com cabelos tingidos e desbotados pro tom alaranjado, pode perfeitamente utilizar anilina VERMELHA, que alem de cobrir o desbotado, vai dar a cor “VERMELHA” tao desejada pelas ruivas, e nao aquelas cores com nuances vermelhas como “louro escuro acaju” Que não é vermelho nem aqui nem na China. Pessoas com cabelos pretos também podem passar azul ou roxo par terem reflexos azulados ou arroxeados no sol. E não existe contra-indicação de misturar a anilina junto com a tinta preta.

A anilina “aceita” retoques, quando você ver que a cor tá feia, faça o mesmo processo, só que sem a descoloração (somente faça descoloração na raíz) Depois você pode passar o creme de anilina em todo o cabelo pois assim, estará tingindo a raíz descolorida, e retocando a cor do comprimento e das pontas.

Mesmo seu cabelo ja sendo loiro, é necessário descolorir o cabelo para a cor ficar bonita. A não ser que seu cabelo seja um loiro muito claro. Se o seu cabelo for natural loiro, é necessário descolorir para abrir as escamas.

PRECISA descolorir o cabelo, sem descolorir não pega.

Como descolorir e pintar o cabelo

LEAVE A COMMENT